handtalk

Iniciação Científica e Tecnológica

Apresentação

A USF conta com um Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Esse programa tem como objetivos propiciar o contato dos estudantes com o universo científico e qualificá-los para os programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), entre outros. Além disso o programa também visa:

  • Despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa e para a inovação, mediante a participação de estudantes em projetos de pesquisa de referência propostos pelos docentes da instituição, de acordo com sua titulação. 
  • Contribuir para a formação profissional de estudantes no campo da pesquisa, reduzir o tempo médio de titulação no âmbito dos programas de pós-graduação e promover a inserção no mercado de trabalho. 
  • Estimular docentes a mobilizar os estudantes para a participação em atividades de iniciação científica, integrando-os em grupos de pesquisa, tendo em vista agregar sustentabilidade ao processo e alavancar a produção científica e bibliográfica. 
  • Duração: Os projetos de Iniciação Científica têm vigência de um ano.

Apoio:

 

                    

 

Mais informações:

29° Encontro de Iniciação Científica, 22° Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 18° Encontro de Extensão Universitária, 16° Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, e o 3° Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: “Vida, Inteligência e Gerações Futuras”

Para saber mais, acesse o site do evento, clique aqui.


XXVIII Encontro de Iniciação Científica, XXI Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, XVII Encontro de Extensão Universitária e XV Seminários de Estudos do Ser Humano Contemporâneo: Crescimento sustentável: pesquisa, coletividade e gerações futuras”.

Para saber mais, acesse o site do evento: usf.edu.br/ic.


Participe do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2023

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2003, e ampliado em 2012, passando a ser denominado Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.

Clique aqui e saiba mais.

O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivos premiar estudantes de graduação bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica no Ensino Médio (PIBIC-EM),  que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, contribuindo de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.


Traga seus alunos para o maior congresso de iniciação científica do Brasil!

Em um momento em que a pesquisa mostra, de forma prática, sua importância para o mundo, o maior congresso de iniciação científica do país não pode deixar de dar vez e voz aos pesquisadores do futuro. Semesp, como sempre, continuará apoiando todas as formas de ciência e conscientizando sobre a sua importância para o mundo.

Para garantir a segurança de avaliadores e estudantes, mais uma vez, o Conic-Semesp será realizado de forma virtual.

O Congresso acontecerá 100% Online nos dias 07 a 10 de dezembro. As inscrições para o congresso poderão ser realizadas até 22 de setembro aqui.

Nesse ano, na hora da inscrição, o autor do trabalho deverá convidar o professor orientador pelo sistema de inscrição. Para mais informações, clique aqui.


Alteração do Cronograma do XXVII Encontro de Iniciação Científica, XX Encontro de Pós-Graduação, XVI Encontro de Extensão Universitária e XIV Seminários de Estudos do Ser Humano Contemporâneo

Informamos que, por necessidade de adequação ao cronograma de envio dos relatórios do Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Extensão junto ao órgão de fomento, o XXVII Encontro de Iniciação Científica, XX Encontro de Pós-Graduação, XVI Encontro de Extensão Universitária e XIV Seminários de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, programado para outubro deste ano, foi transferido para maio de 2022, ou seja, no mesmo período de programação dos anos anteriores à pandemia da COVID-19. Esta decisão foi tomada juntamente com os membros do Comitê Institucional de Iniciação Científica. 



Notícias Relacionada(s)


Professora e orientanda do Programa de Pós-Graduação da USF participam de Seminário na Itália 26/04/2024
Professora e orientanda do Programa de Pós-Graduação da USF participam de Seminário na Itália
+ Leia mais
Vencedores do Concurso Logo ARQencon 24 13/03/2024
Vencedores do Concurso Logo ARQencon 24
+ Leia mais
Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF recebe premiação em Congresso Brasileiro de Genética 06/12/2023
Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF recebe premiação em Congresso Brasileiro de Genética
+ Leia mais
Instabilidade nos Sistemas 23/11/2023
Instabilidade nos Sistemas
+ Leia mais