handtalk

Iniciação Científica e Tecnológica

Revistas Científicas e Ebooks

A divulgação da Pesquisa no âmbito dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, Pesquisa Acadêmica, Iniciação Científica, Inovação, Tecnologia, Extensão e Desenvolvimento Artístico e Cultural ocorre por diversos mecanismos: Revista Psico-USF Revista Horizontes, Boletim do CDAPH, Anais de eventos científicos, as revistas acadêmicas Ensaios USF e Ensaios Pioneiros, Repositório da Produção Científica da USF e E-books produzidos por grupos de pesquisa. 
 
REVISTA PSICO-USF: A PsicoUSF é um periódico científico da área de Psicologia editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com o objetivo de apresentar e divulgar pesquisas atuais da área da psicologia e também de servir como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da Capes, foi aceito para integrar a Coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, resultado da avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados. A revista passou a figurar no 60° lugar entre as revistas em português mais citadas pelo Google Scholar. O periódico está nos  indexadores:  Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS,  Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC), Directory of Open Access Jounals (DOAJ),  Sociological Abstracts (EUA),  UlrichsWeb Global Serial Directory,  Linguistics and Language Behavior Abstracts (EUA),  Social Planning/ Policy and Development Abstracts (EUA),  Psicodoc (Espanha),  Clase (México),  IndexPsi (Brasil),  Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências - LILACS (Brasil). Para acessar, clique aqui.
 
REVISTA HORIZONTES: O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, Campus Itatiba, com o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. É composto de números temáticos coerentes com o seu escopo e/ou artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. O periódico possui avaliação CAPES, Qualis A4, e por indexadores: LATINDEX; Biblioteca Brasileira de Educação (BBE); Biblioteca Latino Americana (BIBLAT), DIADORIM; EDUBASE; GOOGLE SCHOLAR; PERIÓDICOS; PSICODOC; REDIB; Directory of Open Access Jounals (DOAJ). Para acessar, clique aqui.
 
BOLETIM CDAPH: O Boletim CDAPH oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. É um periódico pertencente ao Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da USF. É uma publicação de demanda espontânea, cujo escopo é divulgar estudos inéditos sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, fontes documentais e iniciativas culturais. Inscreve-se na área das ciências humanas e sociais aplicadas, em particular da educação e história, bem como das ciências da informação, arquivologia e biblioteconomia. Para acessar, clique aqui.
 
ENSAIOS USF: A revista ENSAIOS USF é uma publicação semestral, editada pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica, com perfil interdisciplinar, dedicada à divulgação e debates científicos dos avanços teóricos e práticos de pesquisa acadêmica agrupados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Ensino e Extensão. Os artigos podem partir de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrado, doutorado ou trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento mediante artigos científicos originais, de modo a ampliar as discussões e debates acerca de temas relevantes para a comunidade científica, bem como para a sociedade. Indexador: GOOGLE SCHOLAR. Para acessar, clique aqui.
 
ENSAIOS PIONEIROS: A revista ENSAIOS PIONEIROS é uma produção eletrônica e de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, que integra a USF, o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO | Uniararas) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. A revista, com sede na USF,  é dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, a partir de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa a partir de mestrados e doutorados, pesquisas oriundas dos trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. Para acessar, clique aqui

A USF também adota uma política institucional de incentivo à produção bibliográfica e técnica, a título de premiação aos docentes, financia parcial ou integralmente a participação de pesquisadores em reuniões científicas ou tecnológicas, no Brasil ou no exterior, para apresentação de trabalhos científicos, e assim, vem aumentando sua participação nas publicações científicas nacionais e internacionais. 

E-Book: Engenharia Moderna: Soluções para Problemas da Sociedade e da Indústria. A obra, em suas diferentes edições, traz a coletânea de trabalhos de professores cientistas e engenheiros com vasto conhecimento em suas áreas de atuação. Também destaca como a ciência e a tecnologia são empregadas para resolver problemas da sociedade em diversos segmentos. Em comum, além dos esforços para tornar a sociedade e a indústria mais sustentáveis, está o fato de todos os trabalhos terem sido desenvolvidos na Região Metropolitana de Campinas (RMC) – São Paulo e cidades próximas, com a participação de estudantes  do Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco (PICITExt/ USF). A inter e multidisciplinaridade presente nos estudos publicados é reflexo de um trabalho em construção, no sentido de agregar o conhecimento acumulado e condensá-lo em produtos e serviços, visando informar a sociedade de que temos pesquisa de excelente qualidade sendo feita no Brasil.
 

 

Para acessar, clique aqui

Para acessar, clique aqui

Para acessar, clique aqui

Para acessar, clique aqui


Notícias Relacionada(s)


Vencedores do Concurso Logo ARQencon 24 13/03/2024
Vencedores do Concurso Logo ARQencon 24
+ Leia mais
Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF recebe premiação em Congresso Brasileiro de Genética 06/12/2023
Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF recebe premiação em Congresso Brasileiro de Genética
+ Leia mais
Instabilidade nos Sistemas 23/11/2023
Instabilidade nos Sistemas
+ Leia mais
Estudantes do Programa de Iniciação Científica da USF marcam presença no CONIC - SEMESP - 2023 21/11/2023
Estudantes do Programa de Iniciação Científica da USF marcam presença no CONIC - SEMESP - 2023
+ Leia mais