Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Docente do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde recebe aluna de intercâmbio internacional

13/08/2025
Compartilhe:
Docente do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde recebe aluna de intercâmbio internacional

Em abril, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF) recebeu a estudante Anna Tzima, do curso de Medicina da Democritus University of Thrace, na Grécia, para um estágio de quatro semanas no Laboratório de Microbiologia. A atividade foi realizada no âmbito do IFMSA Research Exchange Program, sob a supervisão da Profa. Dra. Michelle Darrieux, e teve como foco o projeto “Produção de vacinas recombinantes contra Klebsiella pneumoniae”.

Durante o período, Anna aprofundou-se no estudo teórico sobre a Klebsiella pneumoniae — bactéria altamente resistente a antimicrobianos e classificada pela Organização Mundial da Saúde como prioridade máxima de pesquisa — e acompanhou a primeira fase do processo de clonagem de genes de fímbrias, estruturas associadas à patogenicidade da bactéria e potenciais alvos para o desenvolvimento de vacinas.

O intercâmbio, viabilizado em parceria com a Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA-Brazil) e com apoio do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), contou com a participação ativa do PPG Ciências da Saúde em todas as etapas. Desde o planejamento e acolhimento da estudante, passando pela inserção no ambiente de pesquisa, até o acompanhamento das atividades laboratoriais, o programa demonstrou seu compromisso com a internacionalização e a formação de recursos humanos qualificados. A presença de Anna também contribuiu para o intercâmbio científico entre pesquisadores e alunos da USF, fortalecendo o desenvolvimento de competências técnicas e a troca de conhecimentos sobre metodologias de biotecnologia e microbiologia aplicadas à saúde.

Relato da estudante
"Estou muito feliz por ter participado deste programa de intercâmbio no Brasil e posso dizer que foi, sem dúvida, uma das melhores experiências que já tive. Minha primeira impressão do Brasil foi sobre como o povo brasileiro é caloroso, acolhedor e prestativo — e essa também foi minha última impressão ao partir. Senti-me realmente sortuda por fazer parte do laboratório, mesmo que por um curto período, e todos me fizeram sentir em casa. O ambiente da universidade era acolhedor e as pessoas que conheci, tanto da instituição quanto da IFMSA, foram extremamente receptivas. Todos no laboratório foram gentis e dispostos a me ensinar métodos e técnicas, contribuindo para o meu projeto e mostrando novas possibilidades. Sou muito grata à minha tutora pelo apoio e orientação, não apenas no trabalho em laboratório, mas em tudo o que precisei. No entanto, a melhor parte da minha estadia no Brasil foi a conexão maravilhosa que tive com todos que conheci. Agora, dois meses após meu retorno, ainda é difícil acreditar que toda essa experiência aconteceu. Toda a energia positiva que recebi em um lugar tão distante do meu país fez tudo parecer um sonho. As memórias das pessoas incríveis que conheci e dos belos lugares que visitei ficarão para sempre no meu coração. Saudade."