Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Professores da USF são contemplados com bolsas FAPESP em chamada internacional da Unesco

08/07/2025
Compartilhe:
Professores da USF são contemplados com bolsas FAPESP em chamada internacional da Unesco

Os professores Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini e Thiago Rojas Converso, docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), foram contemplados com duas das 25 Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado, em chamada lançada em parceria com a Unesco, por meio do programa The World Academy of Sciences (TWAS). A iniciativa é voltada a pesquisadores de países menos desenvolvidos, conforme lista da Organização das Nações Unidas.

A chamada teve como objetivo selecionar pesquisadores estrangeiros para realização de pós-doutorado em projetos com Auxílio FAPESP vigente, sob supervisão de cientistas vinculados a instituições paulistas. Os projetos aprovados na USF têm como títulos “Produção recombinante e avaliação pré-clínica de subunidades fimbriais como candidatos vacinais contra Klebsiella pneumoniae” (Processo nº 2024/08321-5), sob supervisão da professora Michelle Darrieux, com bolsa concedida ao pesquisador Rito Santo Pereira, e “Análise Imunológica de uma vacina baseada em proteína contra Staphylococcus aureus resistente a antibióticos” (Processo  2024/08191-4), sob supervisão do professor Thiago Converso, com bolsa concedida ao pesquisador Khyber Shinwari.

Além da relevância científica da pesquisa, o resultado destaca a posição da USF no cenário acadêmico nacional. A Universidade foi a única instituição não pública do Brasil contemplada na chamada e, ainda, a única universidade privada a conquistar duas bolsas nesta edição — feito que reafirma o compromisso institucional com a excelência em pesquisa, a internacionalização e o avanço do conhecimento científico.

A iniciativa da FAPESP e da Unesco visa promover a colaboração entre cientistas de diferentes países, fomentar a pesquisa de alto impacto e ampliar oportunidades para pesquisadores de regiões em desenvolvimento. A conquista reforça o protagonismo da USF em ações voltadas à ciência global e à formação de novos talentos.

Galeria de fotos