handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF publica Portaria com novas diretrizes para Mobilidade Internacional de estudantes

10/04/2025
Compartilhe:
USF publica Portaria com novas diretrizes para Mobilidade Internacional de estudantes

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), comunica a publicação da Portaria PROEPE nº 71/2025, que estabelece as diretrizes institucionais para a Mobilidade Internacional de estudantes da Universidade São Francisco (USF).

A medida representa um passo importante no fortalecimento da política de internacionalização da USF, ao sistematizar os processos e ampliar as possibilidades de participação de estudantes da graduação e da pós-graduação (lato e stricto sensu) em experiências acadêmicas internacionais, presenciais ou online, a partir de financiamentos institucionais, privados ou governamentais com bolsas CAPES, FAPESP, entre outras.  

 

A USF atualmente conta com um ciclo de mais de 30 estudantes entre graduação e pós-graduação que estão em processo de internacionalização no ano de 2025. Atualmente acolhe estudantes através do Move La America - CAPES, estudantes de medicina através de projetos da IFMSA e estudantes em estágios para Fisioterapia, em convênio com a Ghent University - Bélgica. Além de estar encerrando um ciclo de 24 meses no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Solidariedade Acadêmica com a vinda de dois professores ao junto ao Programa de Educação e Ciências da Saúde Stricto Sensu.

Entre os destaques da nova portaria está a regulamentação de diferentes tipos de mobilidade, incluindo as COIL mobilities — iniciativas de intercâmbio online que promovem o contato com instituições estrangeiras por meio de projetos colaborativos e componentes curriculares compartilhados. Um exemplo bem-sucedido dessa prática ocorre na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde, com o componente Aula Aberta – Seminários Interdisciplinares em Ciências da Saúde, que tem promovido interações acadêmicas com pesquisadores internacionais.

Com a nova normativa, os procedimentos de solicitação, análise e autorização de mobilidades passam a ser realizados por meio de protocolos específicos no USFConnect, conforme o tipo de atividade (Curta duração - 30 dias; Institutos não conveniados; Bolsas Sanduíche - Mestrado e Doutorado). A portaria define critérios objetivos para a elegibilidade, estabelece a necessidade de registro das atividades e orienta sobre a compensação de faltas, garantindo maior clareza e segurança para os estudantes e coordenadores envolvidos.

A publicação da Portaria PROEPE nº 71/2025 reafirma o compromisso da USF com uma formação acadêmica de excelência, conectada globalmente, e convida toda a comunidade acadêmica a conhecer e divulgar as novas diretrizes.

Para mais informações, acesse a portaria na íntegra aqui ou entre em contato com o NRI (nri-usf@usf.edu.br).