Estudante de Medicina participa de Curso em Universidade da Bélgica

28/08/2019
Estudante de Medicina participa de Curso em Universidade da Bélgica
 A estudante do Curso de Medicina, do Câmpus Bragança Paulista, Barbara Canto Estevam, participou do curso “Summer school - Health & Migration”, na Bélgica, promovido pela Universiteit Gent, dos dias 7 a 19 de Julho.

Durante duas semanas foram realizadas aulas com professores qualificados, membros de órgãos internacionais como o International centre for reproductive care (ICRH), MSF, Mercy Ships, Cruz vermelha e algumas das mais renomadas universidades do mundo. “Aprendi muito mais do que imaginei. Além das aulas com Médicos renomados, aprendi a ter um olhar mais crítico com as aulas de direito internacional, mais social com as aulas de psicologia, e também tive a oportunidade de aprender muito com os outros participantes do programa que eram provenientes de mais de 15 diferentes nacionalidades.
Eu recomendo o programa a todos os alunos interessados em saúde pública, geopolítica e ciências sociais; somente com um olhar multidisciplinar poderemos ajudar aqueles que realmente precisam de nós”, afirmou Barbara.

A estudante destaque como foi a experiência de para o aprendizado de políticas de saúde pública. “No primeiro dia de aula o professor Olivier Degomme, Diretor Científico do International Center for Reproductive Health (ICHR) e Professor assistente da Universidade de Ghent, indagou os participantes do curso sobre a nossa motivação para participar do programa e a resposta logo me veio à mente: A migração faz parte da formação nacional do Brasil; em diferentes épocas recebemos pessoas de diversos países as quais ajudaram a construir a nossa identidade nacional e eu gostaria de aprender mais sobre como poder ajudar esses novos migrantes que chegam a nossa pátria em busca de asilo, já que possuem diversos determinantes sociais que influenciam seu processo saúde-doença; Além de querer aprender mais sobre as políticas de saúde pública ao redor do planeta”, contou.