handtalk

Bibliotecas

Dicas e Outros Serviços

Dicas e Outros Serviços

O SIBUSF oferece aos seus pesquisadores diversos serviços online que permitem autonomia e flexibilidade em suas pesquisas acadêmicas.  

Confira mais informações em nossos tutoriais:

Como consultar o acervo do Sistema de Bibliotecas USF

Conheça os serviços online do SIBUSF

Dúvidas, orientações e agendamentos pelo e-mail sibusf@usf.edu.br.

Dicas:

- Conheça nosso Instagram: @sibusf;

- Deixe os itens consultados nos locais indicados da biblioteca para realização de levantamento estatístico;

- Não ingerir ou circular com alimentos e bebidas;

- Não realizar e/ou receber ligações durante permanência no local;

- Orientação para trabalho acadêmico, edição 2010, clique aqui;

- Solicite informações no balcão de atendimento ou via e-mail;

- Zele pelo acervo, espaço físico e mobiliário.

Planner:

Planeje e organize seus estudos com o Planner do SIBUSF. Ele é composto por capa, divisória, página de datas importantes, organização mensal e semanal. Por não ser datado, é possível usá-lo quando desejar. Faça o download e imprima quantas páginas precisar. Clique aqui 

Serviços: 

Atividades Culturais, Exposições e divulgação de novas aquisições

O Sistema de Bibliotecas realiza diversas atividades culturais direcionadas aos diferentes públicos e abertas à comunidade, desde eventos à divulgação e exposição de novas aquisições, além disso, oferece por meio das redes sociais, divulgação de conteúdos culturais e informativos, promovendo interação com diferentes públicos e potencializando o alcance dos nossos serviços. 

Catalogação na fonte

Ficha catalográfica de livros, monografias, TCCs, dissertações e teses defendidas na Universidade São Francisco. O serviço é realizado pelo Setor de Processamento Técnico. O usuário envia e-mail, como segue:

- Nome completo do autor

- Nome completo do orientador

- Título do trabalho

- Quantidade de páginas (somente como numeradas com algarismos arábicos)

- Cidade (câmpus) e ano em que ocorreu uma defesa

-  Nível: TCC, monografia, dissertação ou tese.

- Nome do curso (graduação) ou Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado) e o nome do programa (pós-graduação)

- Resumo e como Palavras-Chave (que constam abaixo do resumo).

- Todas as informações são necessárias para elaboração da ficha catalográfica e devem ser encaminhadas para o e-mail: proc.tecnico@usf.edu.br

OBS.: Prazo para elaboração e devolutiva de 5 (cinco) dias úteis.

Comutação Bibliográfica Nacional / Internacional para pesquisadores cadastrados no sistema, com taxas pré-aplicadas (BIREME e IBICT)

Serviço de solicitação de cópias de documentos que não constam no acervo das bibliotecas da Universidade São Francisco. O pesquisador deve realizar o pedido via e-mail,   informando a referência completa do documento que deseja e aguardar a resposta do SIBUSF com as orientações relacionadas a confirmação e pagamento do material solicitado.

Consulta local

A consulta local do acervo é aberta a todos os membros da comunidade interna - docentes, discentes, pesquisadores e demais colaboradores da universidade - e externa.

Consulta online

Consulta ao Catálogo Online Pergamum de itens disponíveis no Sistema de Bibliotecas. São recuperadas as informações das obras do acervo físico e virtual do SIBUSF. A consulta pode acontecer através dos terminais de pesquisa disponíveis nas bibliotecas ou em computadores e dispositivos móveis. Para realizar a pesquisa, é necessário acesso a internet; no catálogo é possível filtrar as buscas por autor, título, assunto ou montar sua busca livremente. Ele está disponível no USFConnect ou pelo Pergamum.

Empréstimo domiciliar

São passíveis de empréstimo, desde que liberados pelo responsável pelo atendimento local, os seguintes materiais: livros, publicações de eventos, folhetos, periódicos e mídias. O empréstimo é pessoal e intransferível aos usuários, realizado mediante a apresentação da carteira de identidade estudantil – física ou digital e com foto atualizada – da Instituição – registro acadêmico (RA) ou do crachá de identificação dos colaboradores técnico-administrativos e docentes – registro (RE).

Aos alunos regularmente matriculados nos cursos de EaD o empréstimo pode ser realizado também através dos Polos, via correio ou malote. Para mais informações sobre o procedimento, entre em contato por e-mail.

Empréstimo entre bibliotecas

Serviço de solicitação de empréstimo de outras instituições por não constar no acervo de bibliotecas da Universidade São Francisco. O usuário envia um e-mail com a referência completa (autor, título, ano de publicação, etc.) da obra a ser solicitada e o telefone para contato. O prazo de empréstimo depende da instituição fornecedora.

Orientação para normalização 

Orientação sobre consulta e uso de normas técnicas tais como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Americana de Psicologia (APA), Normas de Vancouver entre outras. Informações sobre agendamento de orientação entre em contato por e-mail. 

Pesquisa e levantamento em diversas fontes de informação e treinamento em bases de dados nacionais e internacionais

Orientação e treinamento para realização de pesquisa e levantamento de informações em diversas fontes e bases de dados nacionais e internacionais. Auxilia no reconhecimento e no uso correto das fontes de informação que permite autonomia ao pesquisador localizar documentos, textos sobre os assuntos selecionados, sejam em livros, artigos de periódicos, teses, normas técnicas, anais de eventos, legislações entre outros materiais. Para maiores informações sobre pesquisa e treinamentos, entre em contato por e-mail. 

Sistema de cópias

Disponibilidade de materiais para cópia (acordo com a lei 9.610 de 19/2/98 sobre Direitos Autorais). Mais informações, entre em contato por e-mail.