Alunos da USF vencem competição da Campus Party 2015

20/02/2015
Alunos da USF vencem competição da Campus Party 2015
 Um grupo de alunos da Universidade São Francisco (USF), dos Cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Mecânica, do Campus Itatiba, foi o vencedor da competição Campus Future realizada na edição da Campus Party 2015. Foram apresentados 150 projetos de 45 universidades do país.

O grupo formado pelos estudantes Brunno Fernandes Grillo, Fabio Vezu Vecchiato, Giovanni Fernandes Grillo e Marcos André Moreira apresentou um óculos sensorial desenvolvido para pessoas portadoras de deficiência. O projeto já havia conquistado o segundo lugar na Jornada Tecnológica promovida pela USF, em 2014.

O projeto foi avaliado como o mais inovador e empreendedor pelo júri avaliador da Campus Future. Os alunos foram premiados com um troféu e convidados a participar da edição da Campus Party, em Recife. A presença em um dos maiores eventos de tecnologia do país foi fundamental para o grupo consolidar a ideia e conquistar novas parcerias. “Ficar uma semana na Campus Party foi extremamente importante para nós, pois conseguimos divulgar nosso produto e estabelecer contatos com instituições voltadas para deficientes visuais, para que possamos levar nosso produto até eles. A cada dia estamos chegando mais perto do nosso grande objetivo, que é consolidar no mercado e melhorar a vida de inúmeras pessoas que sofrem dessa deficiência”, explicou um dos representantes do grupo, Giovanni Fernandes Grillo.

O projeto teve início em 2013 para a disciplina “Fundamentos da Eletricidade e Magnetismo”. A ideia surgiu a partir de um trabalho em que os alunos deveriam utilizar a tecnologia sensorial. “O protótipo funciona como um guia sensorial, composto por sensores ultrassônicos que emitem sinais baseados no tempo de retorno. Assim, o sinal sonoro é enviado para o usuário, oferecendo uma noção aproximada da distância do obstáculo e todos esses requisitos estão acoplados às hastes dos óculos”, explicou Giovanni.