USF realiza Acolhida aos Calouros 2015

12/02/2015
USF realiza Acolhida aos Calouros 2015
 O ingresso na Universidade é um momento importante na vida de milhares de jovens. Depois de anos de estudos e dedicação chegou a hora de iniciar uma trajetória acadêmica. Muitos deixam a casa dos pais e iniciam a vida em uma nova cidade. Pensando nisso, a Universidade São Francisco (USF) realizou de 2 a 6 de fevereiro as atividades de Acolhida aos Calouros 2015. Neste semestre a USF recebeu em torno de 3 mil novos alunos.

Foram desenvolvidas atividades nos Campi de Campinas (Unidades Swift e Cambuí), Bragança Paulista e Itatiba, sempre com o objetivo de integrar o aluno. A abertura do evento foi no Campus Bragança Paulista e contou com a presença dos calouros do Curso de Medicina e seus familiares, além do vice-reitor, professor Joel Alves de Sousa Júnior, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Adriel de Moura Cabral, a diretora do Campus, professora Márcia Aparecida Antonio, o coordenador do Curso de Medicina, o professor Dr. Luiz Fernando Paulin e representantes da Pastoral Universitária.

Durante a abertura, o reitor da USF, professor Héctor Edmundo Huanay Escobar apresentou as principais conquistas da Universidade no ano de 2014, os serviços de atendimento à comunidade que são desenvolvidos pela instituição e a trajetória de 37 anos da USF no Ensino Superior brasileiro. “Os calouros do curso de Medicina formarão a 61º turma e com certeza é um momento especial para quem batalhou e estudou muito para ingressar no ensino superior. Na Universidade vocês não encontrarão atividades só acadêmicas, mas também sociais e culturais.”, explicou o reitor.

Os ingressantes de Medicina também foram recepcionados pela diretora do Campus, professora Márcia Antônio e pelo coordenador do Curso, professor Luiz Paulin que explicou a dinâmica pedagógica que será desenvolvida ao longo dos seis anos.

No primeiro dia de aula os estudantes puderam também conhecer as atividades desenvolvidas pela Pastoral Universitária e participaram de um tour pelo Campus. “Sou de Santo André e já tenho algumas amigas que estudam na USF. Estou adorando todas as atividades de recepção. Achei importante vir acompanhada da minha família, por ser uma oportunidade deles também conhecerem o Campus onde irei estudar”, contou a Caloura do Curso de Medicina, Scarlet Ribeiro Haga, que estava acompanhada dos pais e do avô.

Exposição Materiais Médicos do Século XX
O primeiro dia da Acolhida foi marcado pela abertura da exposição Materiais Médicos do Século XX, montada no Espaço Franciscano do Campus Bragança Paulista. Foram expostos materiais médicos do século XX, principalmente, a partir da década de 1950. O objetivo foi mostrar aos alunos e visitantes a evolução técnica da medicina. A exposição contou com a colaboração dos docentes da USF, Dr. Antônio Carlos Botta de Assis e Dr. Waldemar Muniz.

Ação solidária
No Campus Bragança Paulista, a Pastoral Universitária firmou uma parceria com a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC). Calouros, veteranos, colaboradores, além da comunidade externa puderam doar cabelos para a confecção de perucas. No total, 70 participantes doaram cabelos e 10 cabeleireiros atuaram voluntariamente na realização dos cortes. “Para a Associação foi super importante ter a USF como parceira. Os alunos puderam iniciar a Universidade tendo contato, desde o primeiro momento , com o voluntariado e com o espírito franciscano”, afirmou a fundadora da Associação Bragantina de Combate ao Câncer(ABCC), Rita Valle.

Campus Campinas
No Campus Campinas, os calouros foram recepcionados pelos coordenadores de curso, pela diretora, professora Luciana Rita Stracialano Parada, além da presença do Presidente da CNSP-ASF, Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, OFM e do Frei Gustavo Wayand Medella, Animador da Frente de Evangelização da Comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mantenedora da USF. “É importante mostrar a vocês, nossos novos alunos, todas as frentes que a Mantenedora junto com a USF pode oferecer a cada um. Por exemplo, a Pastoral Universitária, está aberta para todas as crenças, com o intuito de transmitir a união e a sabedoria de cada aluno”, afirmou Frei Raimundo durante a recepção aos calouros.

O reitor da USF destacou a importância da missão franciscana ser mantida no cotidiano da Universidade. “Nossos frades são educadores há muitos e muitos anos, e essa é a missão da USF, ensinar e repassar conhecimento, assim como os frades faziam há muitos anos atrás”, disse o professor Héctor.
Para o estudante de Engenharia Química, Thiago Cantarana, a semana foi fundamental para se adaptar a rotina acadêmica. “A Acolhida foi bem interessante, gostei muito da apresentação do Reitor na Universidade, pois mostrou a proximidade que a USF tem com o aluno. Espero que esse ano a gente possa ampliar nossa visão de curso, fazer novas amizades e conhecer nossos professores de forma que eles nos ajudem a seguir os melhores caminhos”, afirmou o estudante.

Campus Itatiba
Os estudantes do Campus Itatiba conheceram, durante a semana de Acolhida, os coordenadores dos cursos, realizaram tour pelo campus, e puderem assistir a peça teatral “Família quase vende tudo”, do Grupo de Teatro Reserva Cultural da USF.
.
Para a ingressante no curso de Arquitetura e Urbanismo, Camila Alves, a semana foi fundamental para conhecer melhor a Universidade e a dinâmica do Curso. “Acho que a Acolhida é bem legal, pois é uma forma descontraída e didática de apresentar a Universidade para nós”.