Alunos do Campus Bragança Paulista promovem Novembro Azul para a comunidade do município

05/12/2014
Durante o mês de novembro, alunos dos Cursos de Fisioterapia e Medicina, do Campus Bragança Paulista, promoveram ações de sensibilização da população masculina quanto à prevenção do câncer de próstata. A iniciativa fez parte do “Novembro Azul”.

Os alunos, acompanhados da docente do Curso de Fisioterapia, Profa. Katiuscia Scasni, orientaram a população por meio de palestras preventivas e indicações dos sintomas do prostatismo, além de promoverem momentos de diversão, como gincanas e sessões de massagem.

“Assim como o consagrado Outubro Rosa representa para a população feminina um mês de reflexão, o Novembro Azul se destina aos mesmos objetivos, porém para a população masculina, buscando a conscientização a respeito do câncer de próstata e demais assuntos referente a saúde do homem”, explica Profa. Katiuscia Scasni.

As ações contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de saúde do Programa de Saúde da Família Nilda Colli,

Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.