Alunos da Gastronomia participam do 2º Festival Gastronômico

27/11/2014
Alunos da Gastronomia participam do 2º Festival Gastronômico
 Os alunos do 4º semestre do período noturno apresentaram, no 2º Festival Gastronômico, realizado no dia 26 de novembro, os Projetos de Conclusão de Curso.

Os estudantes, divididos em grupos, escolheram um tema e, baseado nele, preparam uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa, tudo harmonizado com bebidas, para servir ao um grupo de jurados. Cada integrante do grupo se responsabilizou por uma atividade, desde a apresentação do contexto histórico do prato, passando pelo serviço de mesa e cozinha, além da decoração do ambiente.

Foram trabalhadas as seguintes temáticas: A Viagem, Ariano Suassuna (Um poeta do Sertão) Mercados Municipais (Baleio de Sabores), Amazônia em 3 tempos e Gastronomia Carioca no II Império.
Para avaliar todos os Projetos foram convidados seis jurados, sendo representantes da USF e profissionais da Gastronomia: o jornalista crítico de gastronomia, Henrique Nunes, o chef Bruno Faro, o professor de Gastronomia da USF, Rogério Maldonado, o Reitor, professor Héctor Edmundo Huanay Escobar, a Assessora Administrativa do Campus Campinas e Itatiba, Meire Emi Oda Michimoto e a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Marcia Antonio.
Durante todas as apresentações, cada jurado avaliou uma série de elementos dos pratos e, em seguida, se reuniram para conversar sobre cada grupo. “O momento é importante na formação dos alunos por terem a possibilidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido e apresentar para uma banca avaliadora. Todos os trabalhos foram desenvolvidos com muita competência pelos alunos. Esse é o resultado de um curso oferecido com qualidade e que tem o reconhecimento do Ensino Superior brasileiro. O Curso de Gastronomia da USF conquistou o conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC)”, o destacou o Reitor, professor Héctor Edmundo Huanay Escobar.