Sala Franciscana é premiada como melhor Programa Religioso de Rádio
12/05/2014
Compartilhe:
O Programa Sala Franciscana, apresentado pelos Freis Gustavo Medella e Alexandre Rohring, ambos da Frente de Evangelização da Comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – mantenedora da USF, recebeu no dia 1º de maio, o Prêmio Microfone de Prata na categoria Melhor Programa Religioso de Rádio de 2013.
Apresentado na Rádio 9 de Julho e transmitido ao vivo pela TV Aparecida, o programa tem como objetivo levar o carisma franciscano aos ouvintes por meio de formação, oração, informação, devoção e entretenimento.
Frei Gustavo Medella, que comanda diariamente a Sala Franciscana, às 18h30, recebeu a premiação no Auditório da TV Aparecida, às 20h30, em cerimônia solene durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Nos agradecimentos, Frei Gustavo disse que estava ali, com toda humildade, em nome da comunidade e dos irmãos da Província. “Eu os trago no meu coração, em especial Frei Xandão (Alexandre Rohring), que comigo divide a responsabilidade deste programa”. Frei Gustavo fez questão de ressaltar ainda que o prêmio é resultado de um trabalho em equipe. “Quando nós trabalhamos juntos, somando forças, pensando junto um projeto também na comunicação, o reconhecimento aparece”, afirmou o frade, também formado em jornalismo.
O diretor geral da Rádio 9 de Julho da Arquidiocese de São Paulo, Pe. José Renato Ferreira, parabenizou Frei Gustavo, pois este é o terceiro prêmio consecutivo da rádio. “Nós estamos muito felizes porque é uma afirmação no cenário das rádios católicas e um reconhecimento nacional da CNBB do que a gente está produzindo”, finalizou.
Sala Franciscana
A Sala Franciscana tem o formato de uma revista diária, com quadros variados e periódicos como: o “Giro Franciscano”, marcado por entradas pontuais das presenças franciscanas de São Paulo e de outros trabalhos da Província; e a “Patrulha Paz e Bem”, que objetiva ser uma patrulha diferente para divulgar boas notícias, boas iniciativas, em contrapartida à avalanche de crimes e tragédias que geralmente predomina no noticiário deste horário (18h às 18h30).
Há também um quadro de conscientização ambiental (O Meio Ambiente e Nós), a oração diária do Angelus e a Oração pela Paz, o momento “Seja um Benfeitor Franciscano”, assumido pelo Pró-Vocações e Missões Franciscanas, entre outras atrações.
O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 18h30, pelas ondas da Rádio Nove de Julho (São Paulo, AM 1600 KHz), pela internet ou via Facebook.
Prêmio Microfone de Prata
O Prêmio Microfone de Prata foi criado pela UNDA BRASIL (União de Radiodifusão Católica), em 1989, com o apoio da CNBB, como forma de reconhecer a criatividade e o bom gosto dos profissionais das emissoras católicas comprometidas com os fundamentos de nossa missão de comunicar. Desde sua criação, o prêmio tem sido um importante ponto de referência para as emissoras, na medida em que tem selecionado, ao longo dos anos de sua realização, as melhores produções radiofônicas de caráter evangelizador.
E tem como objetivo principal incentivar e apoiar a produção e a qualidade de programas radiofônicos não só religiosos, evangelizadores, mas também de promoção humana, reconhecendo o valor do que já se faz e buscando aperfeiçoar.