handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Grupo de Teatro Reserva Cultural da USF apresenta musical infantil na APAE de Bragança Paulista

05/05/2014
Compartilhe:
Grupo de Teatro Reserva Cultural da USF apresenta musical infantil na APAE de Bragança Paulista
No dia 25 de abril, o Grupo de Teatro Reserva Cultural da Universidade São Francisco (USF), apresentou gratuitamente aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bragança Paulista o musical: “Os Saltimbancos”.

O musical é inspirado no conto dos lendários irmãos Jacob e Wilhelm Grimm “Os Músicos de Bremen”, com texto de Sérgio Bardotti e músicas de Luiz Henrique, na versão em português foi traduzido e adaptado por Chico Buarque.

A história retrata o encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos e exploração fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e ir à cidade para começar uma carreira artística e mudar o rumo de suas vidas. Ao longo das canções vemos que cada um canta suas angústias e conta com suas diferenças para se tornarem livres.

Durante essa jornada, encontram seus antigos donos e resolvem enfrentá-los com medo de voltarem para a vida que levavam. Os bichos vencem, percebem que todos juntos são fortes e que unidos conseguirão superar todas as dificuldades. Assim, o jumento, a galinha, a gata e o cão representam, cada um a seu modo, um sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.

O Grupo de Teatro Reserva Cultural espera com o musical “Os Saltimbancos” difundir a cultura, a reflexão de valores e exercitar o senso crítico das crianças e dos adultos. Nele, são tratados conceitos atuais sobre trabalho de grupo, respeito às diferenças, solidariedade e cuidado com o outro. A peça também proporciona às crianças uma reflexão sobre a amizade, companheirismo e amor ao próximo.

Nesta apresentação, o Grupo de Teatro da USF mostrou aos pais, profissionais e amigos que são dedicados à missão da APAE, que a deficiência intelectual não é um obstáculo para ter uma vida produtiva, feliz e apreciadora da arte.