Professor da USF participa dos Fóruns Estadão Brasil 2018
30/04/2014
Compartilhe:
O professor e pesquisador Ricardo Primi, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), foi convidado a participar do projeto Fóruns Estadão Brasil 2018, realizado pelo Jornal O Estado de S. Paulo, com apoio do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
O objetivo dos Fóruns Estadão Brasil 2018 -- uma série de debates públicos e cadernos especiais com reportagens, entrevistas e estudos inéditos -- é estimular a discussão analítica sobre problemas que afetam diretamente a vida das pessoas. A partir daí, levantar ideias e propostas que possam contribuir para o desenvolvimento do país e para a gestão dos governantes a serem eleitos em outubro. Até o fim do ano, serão discutidos seis temas.
Primi participou como debatedor no painel inaugural da série, sobre Educação, que aconteceu na última quarta-feira, dia 23 de abril. O painel contou com a mediação do vice-presidente do Insper, Marcos Lisboa, e reuniu ainda os especialistas: Daniel Santos, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (USP); e João Batista Oliveira, fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG geradora de políticas educacionais voltadas para a alfabetização. Eles debateram a importância do aprendizado na primeira infância e no ensino fundamental.
Na sequência, foi realizado o segundo painel do dia sobre os caminhos para melhorar a qualidade do ensino, além de cases de sucesso e iniciativas de órgãos públicos e privados. Com moderação de Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, a mesa reuniu: Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), do Rio de Janeiro; Gustavo Ioschpe, economista graduado em Ciências Políticas e Administração Estratégica pela Universidade da Pensilvânia; e a pedagoga Paula Louzano, do Instituto de Educação da USP.
Para Primi, o debate reuniu profissionais com ideias inovadoras e dará origem a propostas de ações práticas, fundamentadas em evidências; um dos grandes diferenciais do evento, já que a discussão não ficará restrita ao âmbito acadêmico. “Em geral, são realizados debates com candidatos à eleição, mas esse propôs debater ideias, possíveis recomendações para programas de governo”, observou. Sobre o tema debatido no primeiro painel, Primi afirmou haver um consenso entre os especialistas. “É importar promover a educação antes da pré-escola. Nesse sentido, precisamos desenvolver programas voltados aos pais e cuidadores em vários níveis”, explicou.
O professor da USF foi convidado a participar do evento devido ao Projeto de Avaliação de Habilidades Socioemocionais, que desenvolveu em conjunto com Daniel Santos. Financiado pelo Instituto Ayrton Senna e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF, o projeto consiste em uma ferramenta para medir as competências socioemocionais na escola. Testada em um piloto com cerca de 25 mil estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro, a ferramenta foi lançada no Fórum Internacional de Políticas Públicas - “Educar para as Competências do Século 21”.
“A participação do professor Primi nos Fóruns Estadão Brasil 2018 destaca a qualificação do nosso corpo docente, composto por profissionais que são referencia em suas respectivas áreas de atuação, bem como, atesta o nosso comprometimento com a pesquisa”, ressaltou o reitor da USF, Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF, a qual o professor Primi faz parte, foi novamente avaliado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em uma escala cuja nota máxima é 7, fato que resultou em um convite para o ingresso no Programa de Excelência Acadêmica (Proex).
Assista aos melhores momentos do encontro inaugural dos Fóruns Estadão Brasil 2018, clique aqui.
Confira o relatório sobre o Projeto de Avaliação de Habilidades Socioemocionais, clique aqui
Professor da USF participa dos Fóruns Estadão Brasil 2018