Coordenador da Pastoral da USF fala sobre o Pontificado de Francisco à TV
06/02/2014
Compartilhe:
Em março deste ano, o pontificado do Papa Francisco completará um ano. Desde que foi eleito, o pontífice já implementou diversas mudanças no vaticano, reafirmando o desejo de renovação da igreja, como a escolha do nome Francisco indicava. Entre essas mudanças, para os brasileiros, destaca-se a escolha de Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, como cardeal.
Para falar dessa fase de renovação vivenciada pelo Vaticano, o coordenador da Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF), Frei Nilo Agostini, foi convidado a participar do programa “Ação Nacional”, da TV Século 21, sobre “Um ano de Papa Francisco no Vaticano”.
Esse convite reflete um dos principais papéis da Pastoral dentro da Universidade, que é o de ser motivadora constante do diferencial “franciscano”, que se traduz na formação de profissionais conscientes, que atuem como agentes transformadores da sociedade. Esse processo educativo alia fé e vida, nos níveis pessoal e social, inspirado nos valores que brotam do Evangelho e que explicam o modo franciscano de ser.
Sobre o Papa Francisco
Segundo Frei Nilo, um dos principais aspectos do pontificado do Papa Francisco é a proximidade. “É um Papa que quer ser próximo das pessoas e marca isso não só com discurso, mas com gestos muito concretos e que estão sendo muito bem entendidos pelas pessoas”, explica.
Para entender como essas mudanças podem transformar a Igreja Católica, confira a entrevista na íntegra, clique aqui.
Coordenador da Pastoral da USF fala sobre o Pontificado de Francisco à TV