Frei Agostinho comenta a Jornada Mundial da Juventude
22/07/2013
Compartilhe:
Crédito: Divulgação.
"É com o coração repleto de júbilo que aguardamos a realização da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza entre os dias 23 e 28 de julho, na Cidade do Rio de Janeiro, no Brasil."
Assim escrevem, de Roma, dia 24 de maio de 2013, os Ministros Gerais (Superiores Maiores) das Ordens Franciscanas. Comentam, expressivos: "Trata-se de um verdadeiro presente que a graça generosa de Deus oferece aos Jovens de todo o mundo, acolhidos de braços abertos pelo Cristo Redentor e enviados em missão pelo mesmo Senhor que os exorta: Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19). É o tema da Jornada.
A JMJ, como tal, foi criada pelo Papa João Paulo II, no seu notório anseio e notável entusiasmo por tocar os corações e provocar sonhada RENOVAÇÃO. Sucederam-se as Jornadas na Itália, França, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, sempre com empolgação e, principalmente, espírito de união e devoção.
Ora, o mundo converge para o novo mundo, para o nosso Brasil. Não se trata só de manifestações religiosas, de aleluias. Na realidade profunda, assinala, deve assinalar um magno encontro, principalmente da Juventude de todos os cantos. E o coração jovem é universal. Há de ser contagiante. De sincera Renovação.
Recente, o Papa Francisco - que vem inspirando ares novos e surpreendentes na Igreja e contagiantes no Mundo - exortou os Jovens com sua proverbial simpatia:
"Queridos Jovens, Vocês têm parte importante na festa da Fé. Vocês trazem a alegria da Fé e nos dizem que devemos viver a Fé com um coração jovem, sempre um coração jovem. Coração jovem, mesmo aos 70, 80 anos!... Com Cristo, o coração nunca envelhece."
Focaliza a JMJ: "Olho com alegria para o mês de julho no Rio de Janeiro. Vamos! Encontremo-nos naquela bela cidade do Brasil. Preparem-se bem, sobretudo espiritualmente, em suas comunidades, para que o Encontro seja um sinal de Fé para o mundo inteiro."
E remata, forte: "Os Jovens devem dizer ao Mundo: é bom seguir Jesus, é boa a mensagem de Fraternidade e Paz de Jesus, é bom sairmos de nós mesmos para levá-la às periferias do mundo e da existência!"
Por Frei Agostinho Salvador Piccolo, OFM
Frei Agostinho comenta a Jornada Mundial da Juventude