Os docentes Lúcio Fábio Caldas Ferraz e Fernando Augusto Lima Marson, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), foram contemplados com a bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no edital de 2025. Eles se juntam agora ao grupo de pesquisadores do programa que já contam com esse reconhecimento, Juliana Mozer Sciani e Patrícia de Oliveira Carvalho. As bolsas concedidas abrangem diferentes áreas do conhecimento: Genética, Medicina, Biotecnologia e Química, o que evidencia o caráter multidisciplinar do Programa.
Nesta edição, o CNPq selecionou 6.037 bolsistas em todo o Brasil, contemplando todas as áreas do conhecimento, incluindo as categorias Produtividade em Pesquisa, Produtividade em Pesquisa Sênior e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. O objetivo do edital é valorizar pesquisadores com destacada trajetória acadêmica, incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, e selecionar projetos de pesquisa com rigor e método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.
A bolsa representa mais do que um incentivo financeiro — é um reconhecimento da excelência acadêmica e da contribuição científica, tecnológica e de inovação dos pesquisadores em suas áreas.
A conquista reforça o protagonismo da USF no cenário nacional da pesquisa e destaca o compromisso de seus docentes com uma ciência de qualidade, inovadora e voltada ao desenvolvimento do país.