Nesta sexta-feira, 1º de novembro, foi inaugurado o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) de Bragança Paulista.
O NAVV é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público de São Paulo e a Universidade São Francisco (USF), oferecendo assistência jurídica, psicológica, social e de saúde a vítimas de crimes e seus familiares. Representando a Universidade, participou da cerimônia a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patricia Teixeira Costa, além da coordenadora do Curso de Psicologia, Professora Flávia Helena Zanetti Farah e da Coordenadora do Projeto Professora Ariane Góis Rios Valença. Representando o Município, participaram o Prefeito, Professor Amauri Sodré, a presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno, entre outras autoridades locais.
O núcleo foi criado com o objetivo de fornecer um atendimento humanizado às vítimas de violência, indo além da proteção contra o agressor, oferecendo acolhimento e suporte especializado. Ele será mais uma ferramenta no fluxo de atendimento às vítimas de violência, coordenado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, por meio da Prefeitura de Bragança Paulista.
A estrutura do prédio entregue no dia 04 de julho deste ano passou por uma ampla reforma para garantir acessibilidade e segurança, com obras que incluíram a instalação de rampa e piso podotátil, a construção de um banheiro acessível e melhorias no sistema de combate a incêndios. O Termo de Cooperação Técnica, assinado em dezembro de 2023, possibilitou o desenvolvimento desse projeto inovador, com a participação de estudantes e professores do Curso de de Psicologia da USF, e o apoio técnico de profissionais da Prefeitura.
Coordenado pela Secretaria Especial de Políticas Criminais, o NAVV prestará atendimento imediato, presencial ou virtual, sempre que necessário, garantindo que as vítimas e suas famílias tenham acesso rápido e direto aos serviços públicos nas áreas de saúde, assistência social, segurança e justiça.