Time da USF se classifica na primeira fase da XXIX Maratona de Programação

10/09/2024
Time da USF se classifica na primeira fase da XXIX Maratona de Programação

No dia 31 de agosto, os estudantes do Curso de Engenharia de Computação da Universidade São Francisco (USF)  participaram da primeira fase da XXIX Maratona de Programação (http://maratona.sbc.org.br) organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A USF classificou a equipe ";DROP TABLE TEAMS;", orientada pelo professor José Guilherme Picolo, na primeira fase da competição realizada em Sorocaba. O time conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e superando nove outras instituições de ensino da região, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nesta competição, os estudantes são organizados em equipes de três pessoas. A USF foi representada por três equipes:

Equipe: ;DROP TABLE TEAMS;

Matheus Ferreira Guedes

Ricardo Gonçalves Junior

Takeshi Matsunaga

Equipe: Nerdolas enfadonhos

Gabriel Chaves de Andrade Cavalcante

Gabriel Henrique Nascimento Borghi

Nicolas Ciuffi de Moura

Equipe: 3 Filhos de Francisco

Alessandro Oliveira de Rosa

Thiago Rodrigues Vieira

Victor Pillon

A primeira fase da Maratona SBC de Programação  ocorreu em 48 sedes espalhadas pelo país: 6 no Centro-Oeste, 15 no nordeste, 7 no norte, 16 no sudeste e 4 no sul, reunindo 880 times de 226 escolas. Além disso, a competição ocorreu simultaneamente na Bolívia (292 times), México (541 times) e na América Central (80 times).

Para o professor José Guilherme Picolo: "Acompanhar o progresso dos alunos durante a Maratona de Programação foi extremamente satisfatório. Ver o empenho e dedicação deles na busca por soluções criativas para os problemas, e o entusiasmo de todos os times já pensando em estratégias e áreas de estudo para o próximo ano, fez tudo valer a pena. Mesmo com o desafio de pouco tempo de preparação, por ser a primeira vez que todos os grupos participaram, eles se superaram. O momento mais marcante foi a conquista da vaga para a final latino-americana por um dos nossos times, uma vitória marcante para a universidade. Como coach, foi uma experiência incrível, me fez relembrar os meus tempos de competidor e reforçou a alegria de ver nossos alunos fazendo história”, afirmou o docente.

Dos 880 times inscritos em todo o país, apenas 65 (menos de 8% deles) ganharam o direito de participar da final, que ocorrerá em João Pessoa/PB entre os dias 07 e 10 de novembro de 2024.

Para o estudante Thiago Rodrigues Vieira: “Desde o início, a competição me fez sair da zona de conforto, colocar à prova minhas habilidades de resolução de problemas em equipe e capacidade de manter a calma sob pressão. Além disso, a maratona reforçou a importância de acreditar no meu potencial, mesmo quando os obstáculos pareciam grandes demais. Se você, estudante, tiver a chance de participar de uma maratona de programação, aceite o desafio! É uma oportunidade única de aprendizado",

Ter a honra de estar entre os melhores times que representarão o país nas fases internacionais da competição é um grande feito atingido pelo time da USF.