Professor da USF participa de livro publicado na Colômbia

03/04/2024
Professor da USF participa de livro publicado na Colômbia

Prof. Allan Coelho, da Universidade São Francisco (USF), participa de livro publicado na Colômbia, resultado de encontro promovido pelo Council for Word Mission (CWM).

Acaba de ser publicado na Colômbia, pela Editorial Laboratorio Educativo, o livro “Indecentes e indignadas: Teologías, pedagogías y praxis de liberación en América Latina”, com a organização do Dr. Graham McGeoch, irlandês radicado no Brasil, e do Dr. Luis Martínez Andrade, mexicano radicado na Bélgica.

A obra, resultado de um seminário de estudos interdisciplinares, reúne contribuições das pedagogias periféricas em sua articulação com as teologias críticas para os processos de libertação na América Latina. O professor Allan da Silva Coelho, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF), contribui com um texto em que discute a educação para a libertação na perspectiva da Justiça socio-climática.

Entre os autores que também contribuem com suas reflexões, estão personalidades de destaque internacional, como Michael Löwy, Jung Mo Sung, Marilú Rojas Salazar, Pablo Andiñach, Maricel Mena López, Jesús Alfonso Flórez López, Nidia Arrobo Rodas, Céline Chenot, Gerson Zamora Santiago, Arnoldo Aguilar Bernardino, Claudia Tovar Guerra, Wanderley Pereira da Rosa e Nicolás Panotto.

A obra considera a importância que a Teologia da Libertação adquiriu cumprindo um papel participando nas grandes mobilizações populares, nos processos de insurgência armada, na construção de uma nova cultura política ou na luta contra as ditaduras militares e na defesa dos Direitos Humanos. Tal referência se deu especialmente nos processos de educação com vistas à práxis de libertação.

Esta temática que dá origem a esta obra acadêmica de colaboração internacional foi discutida no Fórum Discernment and Radical Engagement (DARE), realizado entre 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em Bogotá, Colômbia. O professor Allan Coelho também foi palestrante neste evento, contribuindo com as reflexões desde a tradição da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.

Este fórum regional, promovido pelo CWM, órgão do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) , foi realizado em espanhol e português, reunindo 36 acadêmicos multidisciplinares e ativistas de várias áreas de 11 países latino-americanos que, como um coletivo, analisaram e refletiram sobre os desafios para a educação libertadora a partir de três eixos articuladores: "Interculturalidade e Decolonialidade", "Religião e Gênero" e "Educação para a Libertação".

Como destaque do encontro, houve a participação de Lilia Solano, vice-ministra do Governo da Colômbia para “Diálogo, Igualdade e Direitos Humanos”, que discutiu a importância da contribuição de Franz Hinkelammert e Enrique Dussel para o pensamento crítico latino-americano.

Tal iniciativa se constitui um processo que deve continuar visando a produção coletiva da reflexão que articula teologia e educação.