UNIFAG celebra nova parceria com o Curso de Odontologia da USF

UNIFAG celebra nova parceria com o Curso de Odontologia da USF

No último dia 28 de fevereiro de 2024, a Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG) e a Universidade São Francisco (USF) celebraram o início de mais uma parceria para o desenvolvimento do estudo clínico. Trata-se do estudo clínico multicêntrico, que acontecerá a partir do mês de março de 2024 na Clínica Escola de Odontologia da USF. Neste estudo o objetivo será a avaliação de eficácia e segurança de um medicamento utilizado para controle da dor, que foi patrocinado por uma indústria farmacêutica.

A parceria é mais uma iniciativa de sucesso envolvendo profissionais das duas instituições, assim como estudantes da área da saúde, sendo os professores e estudantes da USF responsáveis pela condução dos procedimentos odontológicos envolvidos no estudo clínico, enquanto colaboradores da UNIFAG cuidarão das tratativas da garantia de qualidade e dispensação dos medicamentos, além da gestão dos processos regulatórios e contratuais. “A participação dos estudantes do Curso de Odontologia da USF nos estudos clínicos conduzidos pela UNIFAG é uma excelente oportunidade de crescimento profissional e de desenvolvimento, além de conhecer o potencial desta área de atuação para o profissional da odontologia”, explicou a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa.

A Profa. Márcia Aparecida Antônio, Pesquisadora Principal da UNIFAG, destaca que a parceria de cooperação técnico científica com a USF tem possibilitado consolidar a prestação de serviços da UNIFAG na área da pesquisa clínica e que já estão em andamento tratativas para condução de outros estudos de diferentes especialidades médicas. “Esta parceria é altamente benéfica, não apenas em termos da contribuição institucional para a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos no Brasil, mas também porque proporciona aos alunos da USF a oportunidade de participarem de estudos clínicos e expandirem seus horizontes profissionais nessa área essencial para a saúde”.