Estudantes do Programa de Iniciação Científica da USF marcam presença no CONIC - SEMESP - 2023

21/11/2023

Estudantes da USF (Universidade São Francisco), participaram da 23ª edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP, com o tema “PESQUISA MUDA O MUNDO”. O CONIC-Semesp é um evento anual que tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar a apresentação de projetos dos estudantes, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Neste ano, foram apresentados trabalhos em quatro áreas distintas de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

A USF contou com a participação de mais de 20 projetos desenvolvidos pelos estudantes do Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão e pesquisas vinculadas aos programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq. Dos projetos inscritos, 05 foram classificados entre os 10 primeiros colocados o que evidencia a qualidade das pesquisas realizadas pelos estudantes.

Para Larissa Kaori Maquedano, do Curso de Enfermagem “participar do CONIC-SEMESP foi uma experiência nova e enriquecedora, o processo vivido para a minha preparação e apresentação e o acesso ao conteúdo dos outros projetos foram incentivadores para mim”. Para Augusto Fagundes dos Santos, do Curso de Pedagogia “participar do 23° CONIC-SEMESP foi enriquecedor, pude ampliar minha visão acadêmica, fortalecendo o compromisso com a pesquisa de qualidade”.

Professora Dra. Iara Tescarollo, coordenadora dos Núcleos de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa Acadêmica, destacou a importância da iniciação científica como estímulo ao engajamento dos estudantes na pesquisa, o que contribui para a formação de profissionais de alto nível, cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da ciência. A apresentação dos resultados de pesquisa no CONIC-Semesp, possibilitou a divulgação do conhecimento construído pelos estudantes no programa de iniciação científica da USF.

Para professor Dr. Dilnei Lorenzi, Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, eventos como CONIC-Semesp oferecem possibilidades de interação entre os estudantes, oportunizam o acesso à novas informações científicas e ampliam a partilha de experiências. É por meio da iniciação científica que jovens talentos passam a conviver com pesquisadores, e seu trabalho contribui no planejamento grandes projetos de pesquisa.

Os conteúdos apresentados pelos estudantes reúnem os resultados finais dos planos de trabalho desenvolvidos por bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da USF, que abrange:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio -PIBIC-EM/CNPq;
  • Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão – PICITExt/ USF.

Clique aqui e confira os trabalhos qualificados!