Produção animal é tema de visitas técnicas para os alunos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da USF

01/06/2023

Por movimentar um grande capital financeiro, a produção animal está entre os produtos mais importantes do agronegócio brasileiro. Os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da Universidade São Francisco (USF) conheceram um pouco mais sobre este assunto, o professor Prof. Dr. Felipe Curcelli, organizou, durante o mês de maio, promoveu três visitas técnicas em fazendas da região de Itatiba para vivenciar técnicas de produção animal e seus derivados.

No dia 13 de maio os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações do Capril Capriolês, em Jundiaí e puderam aprender sobre a produção leiteira da propriedade, especializada na produção de leite e queijos de vaca e de cabra. Na ocasião os alunos puderam acompanhar a produção, o beneficiamento e a industrialização do leite e seus derivados destas duas espécies.

Já em 20 de maio, a visita técnica foi na propriedade Quinta dos Mendes, uma fazenda especializada na produção de leite de gado Jersey, miniusina de laticínios, onde produzem queijos, além de possuírem uma Escola de Equitação. Neste dia, o professor Dr. Felipe Curcelli contou com a participação de mais dois professores da Medicina Veterinária o Prof. Dr. Tony Picoli e a Profa. Dra. Cristina Freitas Nunes. Os alunos acompanharam a ordenha mecanizada, sob excelentes condições higiênicas-sanitárias em sistema fechado, onde o leite é canalizado da ordenha até o tanque de expansão, o qual resfria o leite e encaminha para a miniusina de laticínio, que se localiza na mesma propriedade. Neste mesmo dia, os alunos também visitaram a Escola de Equitação da Quinta dos Mendes, a qual conta com instalações para hospedagens de animais atletas e aposentados e aulas de hipismo e equitação. Foi possível conhecer algumas raças de equinos mais utilizadas para hipismo, as principais instalações, equipamentos, materiais de montaria e o manejo dos animais e das instalações.

A prática da sustentabilidade ambiental e conforto animal pode ser observada tanto no Capril Capriolês como na Quinta dos Mendes, pois as vacas são criadas em Compost Barn, sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas, com cama de compostagem. Essa técnica proporciona conforto ao animal, aumenta a longevidade das vacas e melhora a facilidade de manejo que está associada a este sistema.

Os estudantes puderam acompanhar a abertura de um silo de milho. A silagem de milho é um volumoso de alto valor energético, produto da conservação via fermentação anaeróbica da planta inteira do milho, sendo um alimento básico na nutrição de ruminantes confinados.

E para encerrar o mês, no dia 27 de maio a visita técnica foi na Fazenda Santa Adelaide que fica na cidade de Morungaba. A propriedade possui dois segmentos na área agropecuária, um especializado na produção orgânica e o outro na cria de bovinos. Os alunos visitaram a escola com todos os sistemas que existem na Santa Adelaide Orgânicos, como galinheiro móvel, sumidouro, compostagem, horta de alimentos não convencionais e biogás. Conheceram o sistema de cria de bovino de corte com cruzamento industrial, além de uma aula prática de forragicultura.

Para a Profa. Livia Moura de Souza, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, as visitas técnicas representam oportunidades valiosas de aprendizagem, pois oportunizam vivências concretas de aplicação dos conceitos desenvolvidos durante as aulas.