UNIFAG e Curso de Odontologia da USF promovem nova parceria para condução de estudo clínico

01/06/2023

Novamente, através de parceria entre Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG) e a Universidade São Francisco (USF), será desenvolvido um estudo clínico multicêntrico nas dependências da Clínica Escola de Odontologia da USF, nos meses de maio a dezembro de 2023. Trata-se de mais um estudo clínico que será realizado envolvendo docentes e colaboradores das duas instituições, assim como estudantes do Curso de Odontologia da USF. Patrocinado por uma indústria farmacêutica, o estudo clínico tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança de uma associação medicamentosa utilizada para controle da dor.

A USF tem a responsabilidade de conduzir os procedimentos odontológicos envolvidos no estudo clínico, enquanto a UNIFAG cuida das tratativas da garantia de qualidade e dispensação dos medicamentos, além dos exames laboratoriais e da gestão dos processos regulatórios e contratuais. No total, 12 estudantes matriculados a partir do 9º semestre do Curso de Odontologia foram selecionados para participar do projeto de extensão intitulado “Cirurgia de Terceiros Molares Impactados com Acompanhamento de Ensaio Clínico da UNIFAG”, quando poderão atuar no acompanhamento dos procedimentos odontológicos envolvidos no protocolo do estudo.  “Este estudo clínico multicêntrico promove a inserção dos acadêmicos do Curso de Graduação em Odontologia no âmbito da extensão universitária e da pesquisa além de fortalecer ainda mais os trabalhos desenvolvidos em parceria entre USF e UNIFAG” explicou a diretora do Câmpus Bragança Paulista, Profa. Patrícia Teixeira Costa.

A Profa. Márcia Aparecida Antônio, Coordenadora e Pesquisadora Principal da UNIFAG, destaca que esta é mais uma oportunidade de aproximar o estudante do universo da pesquisa clínica e ampliar seu horizonte profissional para esta importante área de atuação dos profissionais da saúde, assim como consolidar a parceria entre as instituições. “Atualmente, a UNIFAG conduz estudos clínicos de diferentes especialidades médicas, mas são os estudos da área da Odontologia que tomam relevo especial, dado o compromisso dos docentes e estudantes envolvidos e a impecável infraestrutura da Clínica Escola de Odontologia da USF”, ressaltou a professora.

Histórico de Notícias