Estudantes de Engenharia Agronômica visitam laboratório de análises fitopatológicas

09/12/2022

No dia 03 de dezembro, os estudantes do componente curricular “Práticas Profissionais Microbiologia do Solo e da Planta”,  do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade São Francisco (USF), acompanhados pela professora Jaine Alves Anselmo participaram de uma visita técnica ao Laboratório Atena, na cidade Atibaia/SP, onde são realizados a diagnose de doenças em amostras enviadas por agricultores ou empresas, assim como são feitas recomendações de controle para as doenças detectadas.

A visita foi acompanhada pela engenheira agrônoma Dra. Janaína Mariano Marques, que apresentou todo o processo inerente a uma análise fitopatológica, foram explicadas as principais práticas laboratoriais utilizadas numa análise para identificação de fitopatógenos. Verificaram ainda, como é feita a emissão do boletim de análise fitopatológica com os resultados.

Os alunos puderam conhecer a rotina laboratorial, desde o recebimento das amostras, armazenamento, realização do processo de análise e o resultado entregue ao produtor. Além disso, também puderam conhecer e verificar o funcionamento dos equipamentos necessários para as análises.

Por fim, foi salientada a importância das análises de diagnóstico preciso das doenças e pragas no apoio ao agricultor para o desenvolvimento de uma agricultura mais moderna, com mais precisão e sustentabilidade.