Estudantes do Programa de Iniciação Científica da USF marcam presença no CONIC 2022

30/11/2022

Estudantes da Universidade São Francisco (USF) participaram da 22ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), promovido pelo SEMESP, com o tema “PESQUISA MUDA O MUNDO”.  O CONIC-Semesp é um evento anual que tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar a apresentação de projetos dos estudantes, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Neste ano, foram apresentados em torno de 1.200 trabalhos em quatro áreas distintas de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

A USF contou com a participação de mais de 20 projetos desenvolvidos pelos estudantes do Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão e pesquisas vinculadas aos programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq.

Para Camilla da Silva Ayres, do Curso de Engenharia Mecânica e bolsista do Programa de Iniciação Científica – USF, a participação no CONIC e em outros eventos acadêmicos permite receber feedbacks e analisar o projeto de outro ponto de vista. É importante o compartilhamento de ideias e todas as experiências provenientes deste momento. Para Ailton Petroni, estudante do Curso de Farmácia, e também bolsista do Programa de Iniciação Científica – USF, foi um dia reservado ao aprendizado e ao crescimento formativo.

Professora Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos, foi convidada para fazer parte da comissão científica e afirmou “foi uma oportunidade muito gratificante participar como avaliadora de um congresso que promove ao estudante compreender a importância da pesquisa, foi algo único e que deve ser incentivado sempre! Conhecer os trabalhos e motivações de estudantes de diferentes locais do país, foi uma experiência muito rica”.

Professora Iara Tescarollo, coordenadora dos Núcleos de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa Acadêmica, destacou a importância da iniciação científica como estímulo ao engajamento dos estudantes na pesquisa, o que contribui para a formação de profissionais de alto nível, cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da ciência. A apresentação dos resultados de pesquisa no CONIC-Semesp, possibilitou a divulgação de todo conhecimento construído pelos estudantes no programa de iniciação científica da USF.

Para professor Dilnei Lorenzi, Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, eventos como CONIC-Semesp oferecem possibilidades de interação entre os estudantes, oportunizam o acesso à novas informações científicas e ampliam a partilha de experiências. É por meio da iniciação científica que jovens talentos passam a conviver com pesquisadores, e seu trabalho contribui no planejamento grandes projetos de pesquisa.

Confira alguns dos trabalhos apresentados. Clique aqui.