Vice-Presidente do CRMV-SP visita Câmpus Itatiba para conversa com alunos da Medicina Veterinária

07/06/2023

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a convite da professora do curso de Medicina Veterinária, Ana Clara Ciglioni Salustiano, o Dr. Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP), esteve no Câmpus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) para ministrar a palestra: “Legislação Profissional de Classe: Direitos, Responsabilidades e Ética na Medicina Veterinária”, cujo tema está relacionado ao componente curricular Prática Profissional Extensionista: Tecnologia e Saúde Única alocado no primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária. Participaram da palestra os alunos do primeiro semestre, das turmas dos períodos matutino e noturno.

No início, o palestrante relatou sua trajetória, desde a graduação até os dias de hoje, enfatizando a necessidade dos alunos aproveitarem todas as oportunidades oferecidas pela instituição, participando de palestras, grupos de estudo, projetos de iniciação científica e de extensão. O contato próximo com os professores, segundo o palestrante, é imprescindível, além de conhecer as diversas áreas de atuação da Medicina Veterinária, através de estágios, que podem ser realizados em todos os semestres da graduação. Muito além de concluir o curso, os estudantes precisam estar preparados para o mercado de trabalho e a experiência adquirida nessas vivências, bem como os contatos desenvolvidos durante essa trajetória, serão um diferencial em sua formação profissional.

Dr. Fábio também explicou as funções do CRMV-SP, entre elas a de que o conselho de classe é um órgão público, fiscalizado pelo governo federal, mas que, ao contrário do que grande parte dos médicos veterinários acredita, não é somente um órgão de fiscalização. Sua principal atribuição é a de orientar os profissionais, tanto médicos veterinários quanto zootecnistas.

Os alunos demonstraram grande interesse na responsabilidade que o CRMV-SP tem no julgamento de processos éticos. É de extrema relevância ressaltar que a ética vem sendo trabalhada cuidadosamente pelos professores da USF em diversos componentes curriculares da Medicina Veterinária. Dr. Fábio reforçou a necessidade dos profissionais da classe conhecerem o código de ética da sua profissão e que, em caso de dúvidas, devem entrar em contato com o conselho regional, que está sempre disponível para atendê-los.

O mercado de trabalho também foi um dos temas abordados pelo vice-presidente, indicando que ainda existem áreas de atuação carentes de veterinários, com altas taxas de empregabilidade, por vezes não consideradas pelos estudantes durante a graduação. Finalizou a palestra expressando que as instituições de ensino privadas de qualidade devem ser reconhecidas e valorizadas pelos alunos. “Reconheçam seus professores e orgulhem-se da instituição que possibilita a vocês o acesso à formação de qualidade; esta é a sua casa, aproveitem todas as oportunidades aqui oferecidas”, afirmou Dr. Fábio Manhoso.

Após a palestra, o vice-presidente do CRMV-SP, seguiu para uma visita à instituição, acompanhado pela professora Cristina Nunes Freitas, coordenadora do curso, do professor Eduardo Alves Lima, gestor da clínica veterinária da instituição, e do professor Renato Adriano Pezenti, diretor do Câmpus Itatiba. Dr. Fábio, que é também presidente da comissão de educação do CRMV-SP, conheceu os laboratórios e elogiou especialmente o laboratório de Habilidades Veterinárias. “É uma instalação como essa que toda faculdade de veterinária deveria ter”. Também visitou a obra da clínica, que já se encaminha para a conclusão e conversou com a professora Cristina sobre a gestão pedagógica do curso.

Para a professora Ana Clara, trazer palestrantes para conversar com os alunos do 1º semestre é muito significativo para motivá-los: “Todos ficaram entusiasmados e envolvidos com a presença do Dr. Fábio, principalmente por ser uma pessoa de destaque no cenário da medicina veterinária do nosso estado, além de muito acessível”.

A Profa. Cristina agradeceu a disponibilidade do Dr. Fábio em conversar com os alunos presencialmente. Para ela, a aproximação do curso de Medicina Veterinária com o conselho de classe - CRMV-SP é muito importante porque confirma que “estamos no caminho certo, por estarmos alinhados com as diretrizes do conselho”, contribuindo, ainda mais, para a formação destes futuros profissionais que saem da universidade mais esclarecidos quanto aos seus direitos e deveres enquanto Médicos Veterinários.