UNIFAG realiza formação para Clinical Research Associate em parceria com o Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF

25/05/2023

Nos dias 22 e 23 de maio, a UNIFAG (Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia) ofertou, por meio de parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), no Câmpus Bragança Paulista, o minicurso intitulado "Treinamento para Monitora de Etapa Analítica dos Estudos de BD/BE", com carga horária de 20h e atividades teóricas e práticas. O público alvo desta formação envolveu os CRAs (Clinical Research Associate, também conhecido como monitor clínico ou de ensaio) e a coordenação dos Estudos de BD/BE da Apsen Farmacêutica S/A.

A atividade contou com ministrantes da UNIFAG, as colaboradoras Anne Michelli Reis (Coordenadora de Novos Negócios e de Relacionamento com o Mercado), Patrícia Carla Assano (Coordenadora da Garantia da Qualidade) e Renata Boldin (Coordenadora da Etapa Analítica dos estudos de BD/BE), assim como do PPGSS em Ciências da Saúde da USF, a Professora Dra. Andréia de Melo Porcari, Docente do programa.

Na abertura do evento foi realizada acolhida aos participantes, com apresentação institucional, seguida de um tour pelas instalações das Unidades 1 e 2 da UNIFAG. A programação contou com aulas teóricas, realizadas na sala de treinamento da Unidade 2, envolvendo os fundamentos teóricos da técnica de espectrometria de massas, as especificidades do desenvolvimento e validação dos métodos analíticos, assim como as particularidades do processo de conferência documental da validação de métodos analíticos e da análise das amostras dos participantes de pesquisa pela Garantia da Qualidade. Já as atividades práticas aconteceram no Laboratório Bionalítico da Unidade 1, quando os participantes puderam vivenciar experiências práticas da aplicação do método bionalítico em estudos de BD/BE e acompanhar as etapas do processo de extração, preparação e análise de lote analítico. Além disso, no encerramento da formação, foram realizadas discussões para avaliar os resultados analíticos obtidos e analisar os pontos críticos da Etapa Analítica dos Estudos de BD/BE.

Segundo a Profa. Dra. Iara Lúcia Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS) da USF, a aproximação entre o PPGSS em Ciências da Saúde e a UNIFAG é de extrema importância. “A espectrometria de massas ganhou espaço na indústria farmacêutica e já é uma realidade nos laboratórios analíticos de diversas empresas privadas de diferentes segmentos. Além dos conhecimentos compartilhados, tenho certeza que esse movimento repercutirá em ótimos resultados tanto para o programa, quanto para a UNIFAG”, finaliza a coordenadora do NPS.

Já para a Prof. Dra. Márcia Aparecida Antônio, Coordenadora e Pesquisadora Principal da UNIFAG, a realização do evento é demonstração inequívoca das possibilidades de interação entre a Universidade e a indústria. “A UNIFAG incentiva o estreitamento de laços entre a indústria farmacêutica e a universidade, seja na perspectiva do desenvolvimento de pesquisas com relevância científica e impacto social, seja com objetivo de fomentar a formação e a qualificação dos diferentes atores envolvidos, pesquisadores e profissionais da indústria”, ressalta a investigadora principal da UNIFAG.