Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF passa a integrar rede nacional de pesquisa

09/08/2021

Recentemente, as docentes do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Raquel de Cássia dos Santos e Daniela Soares Razolli foram credenciadas à Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência, com o projeto intitulado: “Por que eu estou comendo? Do cérebro à mesa”.

A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública surgiu em 1985 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizada pelo Prof. Leopoldo de Meis. Este projeto envolve atualmente 37 grupos, vinculados a 23 instituições de ensino e pesquisa distribuídas em 15 estados da Federação e que visa a melhoria das condições de ensino de ciências no país. Seu principal objetivo é buscar novos caminhos para um ensino eficiente, dinâmico e atraente.

Os resultados já obtidos pela Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública demonstram que a criação de alternativas inovadoras para as demandas sociais referentes à educação, a convergência entre arte e ciência para tornar o ensino científico mais prazeroso e atrativo e a inserção de estudantes e professores do ensino básico na vivência de universidades e instituições de pesquisa são capazes de mudar os rumos da educação científica no país.

A proposta aprovada para ser desenvolvida na Universidade São Francisco visa entender sobre as doenças metabólicas, a importância de alterações nos padrões alimentares tendo por base a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados, e o incentivo à prática de atividade física. Essa iniciativa objetiva a promoção de cursos de férias para estudantes do ensino médio de escolas do município de Bragança Paulista, tendo por foco a produção de material didático e difusão do conhecimento científico, desenvolvendo atividades que discutam sobre a prevenção, contenção do avanço e tratamento de doenças metabólicas. A atividade contará com a participação de alunos da pós-graduação do PPG em Ciências da Saúde e da graduação dos diversos cursos da área da saúde.

Coodernadora: Prof. Dra. Raquel de Cássia dos Santos

Vice-coordenadora: Prof. Dra. Daniela Soares Razolli